Hoje tive a oportunidade de ler o texto intitulado “A história e a epistemologia no ensino de ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica“, de Maurício Pietrocola de Oliveira, do Departamento de Física, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trata-se de uma reflexão acerca da convergência entre estudos em História da Ciência e Epistemologia da Ciência em relação à prática pedagógica da educação científica. O texto apresenta argumetos que abrem espaço para reflexões mais profundas sobre a atividade científica. Põem em questão alguns mitos e esteriótipos dobre a ciência e o fazer científico muitas vezes apresentado nas salas de aulas como verdades definitivas, deixando frisar a importância das bases epistemológicas e contextuais que atravessam o desenvolvimento do conhecimento científico, seu aspecto humano, enquanto construção a partir de um processo de questionamentos, dúvidas e vontades de compreensão do mundo.
O texto foi publicado no livro A ciencia em perspectiva – Estudos, ensaios e debates, organizado por Ana Maria Ribeiro de Andrade, e pode ser acessado (até a data da publicação deste post) no link: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3438126/mod_resource/content/1/Mesa%20redonda%20SBH%20vf%20c%C3%B3pia.pdf
Referência:
OLIVEIRA, M.P. A história e a epistemologia no ensino de ciências: dos processos aos modelos de realidade na educação científica. In: ANDRADE, A.M.R. A ciencia em perspectiva – Estudos, ensaios e debates(Colecao Historia da Ciencia, v.1) Rio de Janeiro: MAST: SBHC, 2002.
Descubra mais sobre Glaucio Aranha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
