Com muito orgulho, ´vejo o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), do Instituto Nutes da UFRJ, o qual integro como pesquisador, atingir a nota mais elevada da Avaliação Quadrienal da Capes, referente ao período de 2017-2020. A nota 7 coloca o PPGECS no nível de excelência entre as pós graduações brasileiras. A divulgação final dos resultados foi feita no dia 19/12/2022, em seminário transmitido pelo YouTube (https://youtu.be/zsnbqzgqQEc).
As notas 6 e 7 colocam os Programas de Pós-graduação (PPG) no nível de excelência acadêmica. A avaliação da Capes registrou um acréscimo de 37% no quantitativo de programas nesta colocação, passando de 490 para 671. O Brasil, a partir de agora, tem 261 PPG com nota 7, a mais alta, entre eles, o PPGECS.
O PPGECS faz parte da área de Ensino de Ciências e Saúde na Capes, que conta com 175 PPG. Desse total, quatro Programas têm nota 7, incluindo o PPGECS. Os objetivos da Avaliação Quadrienal são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG acadêmicos e profissionais. O procedimento também avalia se as metas educacionais foram atingidas, bem como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses Programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.

Descubra mais sobre Glaucio Aranha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
