As Edtech são empresas que usam a tecnologia para criar soluções inovadoras na área de educação e ensino. Nesse caso, podemos englobar as startups que oferecem para o mercado cursos online, softwares LMS, plataformas de ensino, games educativos, simuladores de realidade virtual, entre outras ferramentas.

Essas startups estão presentes em todos os níveis de ensino, ou seja, existem edtechs que atuam no ensino básico, na graduação, nas especializações, no ensino técnico e na educação corporativa. Portanto, as inovações nessa área podem ser aplicadas em todos os âmbitos, desde as escolas até as empresas sem fins educacionais.

Muitas dessas startups surgiram porque os empreendedores identificaram uma lacuna no mercado e resolveram investir na área educacional. Desencadeando, a pesquisa e intervenções no sentido de implementar melhorias no processo de ensino-aprendizagem por meio de novas tecnologias.

As edtechs surgiram gerando um impacto considerável no ambiente das instituições de ensino tradicionais. Já que criam ferramentas baseadas em diversos recursos tecnológicos para serem utilizadas no processo de ensino e aprendizagem, como o e-learning, a gamificação, a inteligência artificial, a realidade aumentada, metaverso, bases de dados, audiovisual entre outros.

Em um curso de medicina, por exemplo, é possível através de simuladores levar para aulas de anatomia, fisiologia e outros recursos tecnológicos com alto grau de verossimilhança, ou seja, que pareçam verdadeiras, mais realistas, tanto para a observação de partes do corpo por dentro, quanto em simulações de cirurgias e outros. E há simuladores de realidade virtual também experiências no ensino básico, médio e outros perfis educacionais.

Nesse sentido, as inovações produzidas pelas edtechs têm ajudado muito as pessoas a aumentar o seu acesso ao conhecimento, pois oferecem subsídios para facilitar o processo de construção do conhecimento, ferramentas que colaboram para a aprendizagem.


Descubra mais sobre Glaucio Aranha

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.