As ciências da linguagem se subdividem em diversas campos de estudo. Cada um se volta para o estudo dos fenômenos linguísticos a partir de uma característica específica. Vamos conhecer algumas das possibilidades de estudo e pesquisa em linguística:
FONÉTICA é o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem, qualquer que seja.
FONOLOGIA é o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua específica.
MORFOLOGIA é o estudo da estrutura interna das palavras, de sua formação e distribuição em classes.
SINTAXE é o estudo das funções que as palavras ou expressões (sintagmas) desempenham na oração.
SEMÂNTICA é o estudo dos sentidos das frases e das palavras que a integram.
LEXICOLOGIA é o estudo do conjunto das palavras de um idioma, ramo de estudo que contribui para a lexicografia, área de atuação dedicada à elaboração de dicionários, enciclopédias e outras obras que descrevem o uso ou o sentido do léxico.
LÉXICO é o conjunto de palavras de uma língua.
TERMINOLOGIA é conjunto de termos específicos ou sistema de palavras uados numa disciplina particular (p.ex., a terminologia da botânica, da linguística, da matemática), também conhecido como NOMENCLATURA.
ESTILÍSTICA é o estudo do estilo utilizado na linguagem.
PRAGMÁTICA estuda e analisa o uso concreto da linguagem pelos falantes da língua em seus variados contextos. A PRAGMÁTICA extrapola a significação dada às palavras pela SEMÂNTICA e pela SINTAXE, observando o contexto extralinguístico em que estão inscritas, ou seja, ocupa-se da observação dos atos de fala e suas implicações culturais e sociais.
FILOLOGIA é estudo rigoroso dos documentos escritos antigos e de sua transmissão, para estabelecer, interpretar e editar esses textos.
HERMENÊUTICA é uma palavra com origem grega e significa a arte ou técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso.

Descubra mais sobre Glaucio Aranha
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
