Richard Kearney

No artigo “Narrativa”, publicado na revista Educação e Realidade, Richard Kearney aborda a questão da narrativa estabelecendo um olhar que parte das preocupações de Aristóteles no sentido de entendê-las como vias de compreensão da condição humana. A partir daí, dialogando com Ricoer, Rorty e MacIntyre, avança com base no conceito de narratividade para construir uma visão sobre “resistência à narratividade” por parte dos modelos discursivos cientificistas. O autor coloca em discussão, o choque entre estes modelos, que prezam pelo princípio de objetividade e distanciamento, de forma muitas vezes reducionista, e o papel do que denomina “conhecimento narrativo”. Para tanto contrapõem a Poética, de Aristóteles, em relação ao pensamento de autores contemporâneos, com foco na hermenêutica, com especial atenção para as relações entre narrativa e memória, ficção e história, catarse e testemunho, identidade narrativa e responsabilidade moral.

Trata-se de um texto instigante e que suscita discussões interessantes e potencialmente ricas, podendo ser acessado através no site da revista Educação e Realidade.

Referência:

KEARNEY, Richard. Narrativa. Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 2, p. 409-438, maio/ago. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/30354


Descubra mais sobre Glaucio Aranha

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.